Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Serjania platycarpa Benth. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 14-08-2012

Criterio:

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

S. platycarpa é uma liana que ocorre em ambiente mésico, tais como os encontrados em matas e florestas decíduas do cerrado brasileiro. A espécie não é endêmica do Brasil. Foi estimada Extensão de Ocorrência ca. 55.000 km², sendo categorizada fora de risco de extinção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Serjania platycarpa Benth.;

Família: Sapindaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita originalmente em Hooker's J. Bot. Kew Gard. Misc. 3: 92 1851.

Distribuição

No Brasil a espécie ocorre nos estados de Pernambuco, Mato Grosso, Goiás e São Paulo (Somner et al., 2012). Apresentando registro de ocorrência também para Minas Gerais (CNCFlora, 2011)

Ecologia

Espécie liana, monóica, com floração no mês de abril e frutificação nos meses de abril e maio, ocorre em áreas de Mata Atlântica e Cerrado, no estado de São Paulo a espécie ocorre em mata mesófita (Ferrucci et al., 2009).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A Mata Atlântica vemsofrendo ao longo dos anos intensa retirada de cobertura vegetal nativa,degradação do solo e introdução de espécies exóticas, visando a utilizaçãodestas áreas para plantios e pastagens (Young, 2005).

1.1 Agriculture
Detalhes O cerrado, área de ocorrência da espécie, possui como principais ameaças a biodiversidade a erosão do solo, retirada ou queimada da vegetação nativa e a introdução de espécies exóticas como as gramíneas para utilização das terras para plantações (Klink; Machado, 2005).

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Vulnerável (VU). Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- FERRUCCI, M.S.; SOMNER, G.V.; ROSA, M.M.T. Serjania. In: WANDERLEY, M.G.L.; SHEPHERD, G.J.; MELHEM, T.S.; GIULIETTI, A.M.; MARTINS, S.E. (EDS.) Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo, SP: Instituto de Botânica, Fapesp, p.223-240, 2009.

- KLINK, C.A.;MACHADO, R.B. A conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 01, n. 01, p. 147-155, 2005.

- SOMNER, G.V.; FERRUCCI, M.S.; ACEVEDO-RODRÍGUEZ, P. Serjania in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 26 Jun 2012.

- YOUNG, C.E.;GALINDO-LEAL, C.;CÂMARA, I.G. Causas socioeconômicas do desmatamento da Mata Atlântica brasileira. São Paulo, SP; Belo Horizonte, MG: Fundação SOS Mata Atlântica; Conservação Internacional, 2005. 103-115 p.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Serjania platycarpa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Serjania platycarpa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 14/08/2012 - 16:34:00